Conhecendo as peças e seu funcionamento.

Ao acionar o pedal de freio, uma pressão hidráulica é enviada para a pinça, o pistão se desloca pressionando as pastilhas contra o disco.

Este sistema é normalmente utilizado nas rodas traseiras.

Ao acionar o pedal de freio, a pressão hidráulica movimenta os pistões do cilindro de freio, estes empurram as sapatas contra o tambor que está preso à roda.

O freio de estacionamento é acionado atravéz de cabo de aço. O cabo puxa uma alavanca, esta empurra as sapatas contra o tambor travando-o.

A deficiência deste sistema está na necessidade de ajuste manual periódico, pois o sistema de ajuste automático é FALHO! Alguns profissionais confiam neste ajuste e deixa de fazê-lo manualmente.

Freio traseiro desregulado, sobrecarrega o freio dianteiro - as pastilhas e discos.

Válvula termostatica

Ela é responsável por controlar a temperatura do motor mantendo a temperatura ideal para o melhor funcionamento do motor.

Quando o motor está frio, ela permanece fechada para que o motor atinja o mais rápido possível a temperatura ideal de trabalho, aprox. 92ºC . Após esta temperatura ela se abre permitindo a circulação do líquido de arrefecimento entre motor e radiador.

Defeitos:

Travar aberta - Aumento de consumo de combustível, aumento dos gases poluentes e aumenta o desgaste das peças internas do motor.

Travar fechada - Por impedir a circulação do líquido de arrefecimento, o motor sofrerá superaquecimento, podendo até fundir.

 

Deve ser substituída preventivamente a cada 50.000 km.

 

J. Tenório Junior

Catalisador

Nova visão

16/07/2012 23:50
Custo x Benefício x valor   Em 1992 tornou-se obrigatório no território brasileiro, o uso do catalisador em quase todos os modelos de veículos, visando reduzir o nível de emissão de poluentes. (resolução CONAMA - 001-1993 / 002 / 006 e CONAMA - 7). O catalisador é capaz de transformar...

Catalisador

Catalisador

Essa peça está instalada no escapamento do veículo. Atravéz de uma reação química, o catalisador transforma  os gases que são extremamente nocivos, em gases que não fazem mal ao ser humano nem ao meio ambiente. Sua eficiência chega a 90% em determinados gases. A vida útil é de...